BIOESTIMULADORES

O que são?

Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas na pele, são capazes de induzir a produção natural de colágeno.

Existem dois principais bioestimuladores no mercado: Sculptra (ácido poli-L-lático) e Radiesse (hidroxiapatita de cálcio). Muitos estudos têm sido realizados, comprovando a segurança desses tratamentos, a eficácia e a durabilidade dos resultados, tornando-os um dos tratamentos mais recomendados para quem busca resultados naturais e duradouros.

Esse tratamento é capaz de atuar em diversas camadas da pele, abordando de maneira tridimensional o processo de envelhecimento. Com isso, pelo seu mecanismo de bioestimulação, permite a correção de sulcos faciais, rugas e a melhora da flacidez, por meio da produção de um novo colágeno e do aumento do volume tecidual.

Qual o mecanismo de ação?

Os bioestimuladores (tanto o Sculptra quanto o Radiesse), ao serem injetados na pele, são prontamente reconhecidos pelas nossas células de defesa.

Após esse reconhecimento, é induzida uma resposta inflamatória leve, que leva à lenta degradação do material injetado e à produção de um novo colágeno no local da aplicação.

Essa produção se inicia cerca de 10 dias após a aplicação e continua por um período que, em regra, se estende entre 8 e 24 meses.

Esse tratamento promove a melhora no quadro de envelhecimento facial de maneira global, incluindo a sustentação, o contorno facial e a qualidade da pele.

Os resultados não são evidentes nas primeiras semanas após o tratamento, sendo que o tempo de resposta e o grau de correção dependem das características do paciente, como: idade, hábitos de vida (tabagismo, alimentação e atividade física), qualidade da pele e fototipo.

São necessárias algumas sessões para o aparecimento dos resultados, e a quantidade total de sessões é individualizada para cada paciente, após a devida análise em consulta médica.

Para quem está indicado?

Os bioestimuladores são indicados para diminuir os sinais do envelhecimento, sendo eficazes nas seguintes situações:

  • Tratamento de flacidez no rosto e pescoço;
  • Tratamento de flacidez corporal (abdômen, braços, coxas, região glútea);
  • Rejuvenescimento das mãos (Radiesse);
  • Estrias;
  • Celulite, especialmente quando associada à flacidez da pele.

Recomenda-se iniciar este tratamento após os 30 anos, quando começam a aparecer os primeiros sinais de flacidez.

Quais são os possíveis efeitos adversos?

Alguns pacientes podem apresentar efeitos adversos leves na região tratada com o bioestimulador, como vermelhidão, edema local e equimose. Esses efeitos geralmente desaparecem dentro de 7 a 14 dias.

Além disso, pode ocorrer a formação de nódulos no local, que podem ou não desaparecer espontaneamente.