IPCA

A indução percutânea do colágeno com agulhas (IPCA) é um tratamento dermatológico relativamente novo. É conhecida por muitos como "microagulhamento" e consiste em produzir múltiplos pequeníssimos "furinhos" na pele através de um aparelho específico. Tem sido muito utilizado para diversas situações com bons resultados, dentre elas o tratamento de cicatrizes de acne, flacidez, estrias e rejuvenescimento. A seguir, você entenderá o que estes "furinhos" podem fazer pela sua pele.

Mecanismo de ação

Pesquisas a respeito do microagulhamento acreditam que a criação de numerosos microcanais nas cicatrizes atróficas de acne "quebram" fisicamente os feixes de colágeno cicatricial, ao mesmo tempo que estimulam a produção de novo colágeno e elastina na base desta cicatriz. Acredita-se que este procedimento atua da mesma forma quando utilizado para tratar rugas: estimulando a produção de um novo colágeno que preenche e eleva o vinco das rugas. Mais especificamente, a criação de microcanais na pele induz uma resposta de inflamatória para a cicatrização, que leva a produção de numerosos fatores de crescimento. Estes, por sua vez, promovem migração e ativação dos fibroblastos que irão produzir o novo colágeno.

Aparelho utilizado

Neste tratamento é utilizado um pequeno dispositivo chamado de "roller", que na verdade é um cilindro repleto de agulhas finíssimas. A escolha do roller ideal dependerá de caso a caso, pois o tamanho das agulhas podem variar de acordo com o que pretendemos tratar. Este aparelho tem uso único, não podendo jamais ser reutilizado!

Indicações

  • Cicatrizes de acne

  • Rugas faciais

  • Flacidez cutanea

  • Cicatrizes após acidentes/ queimaduras

  • Estrias

O que esperar deste tratamento?

Os resultados são observados já nas primeiras sessões em que se observa uma melhora na qualidade da pele. Estudos têm mostrado que realizar 3 a 5 sessões no intervalo de 2-4 semanas levam a uma melhora de 50-70% nas cicatrizes. Os resultados podem variar de pessoa a pessoa.

Estudos tem provado também sua efetividade no tratamento de rugas faciais.

Contra-indicações

  • Acne inflamatória;

  • Herpes labial ativo ou outras infecções locais na área a ser tratada;

  • Predisposição a queloide;

  • Imunossupressão.

A técnica

O procedimento é realizado com materiais estéreis de uso único. A anestesia é local, podendo ser realizada com uma pomada e/ ou infiltração local de anestésico, o que torna o procedimento bem tolerável quanto à dor.

Pré e Pós-procedimento

É importante saber que poderá haver necessidade de fazer um "preparo" antes do procedimento e isto incluirá cremes específicos. Quanto ao pós-procedimento, o tempo de recuperação geralmente é rápido. É esperado inchaço e hematomas no pós procedimento, que podem permanecer, em alguns casos, por 5 a 10 dias mas não interferem no resultado final.  O escurecimento da área tratada também pode ocorrer e o clareamento acontecerá, com o auxílio da prescrição do seu médico, em 30 a 60 dias. Além disso é esperada vermelhidão leve,  a qual pode persistir por em torno de 15 a 60 dias.


Fonte dos dados:

1- Alster TS, Graham PM, Microneedling: A review and a pratical guide. Dermatologic Surgery. 2017

2- Dogra S, Yadav S, Sarangal R. Microneedling for acne scars in Asian skin type: an effective low cost treatment modality. J Cosmet Dermatol 2014;13:180-7.

3- Alam M, Han S, Pongprutthipan M, Disphanurat W, et al. Efficacy of a needling device for the treatment of acne scars: a randomized clinical trial. JAMA Dermatol 2014;150:844-9.


Em caso de dúvidas: contato@gabrielahorn.com.br