Manifestações dermatológicas da COVID- 19
A COVID-19 chegou
com tudo e abalou o mundo. Desde seu aparecimento todos nós aprendemos muito,
em muitos aspectos, não foi?
Hoje vim conversar com vocês um pouco mais sobre os achados dermatológicos desta doença. No início, quando ela surgiu, não se falavam em manifestações na pele. Aliás, muito se descobriu sobre esta doença desde então. E, vou além, é possível que algumas coisas que estamos falando agora sejam atualizadas por novos conhecimentos em breve!
Um grupo de médicos espanhóis compilou as manifestações dermatológicas da COVID-19 encontradas em 375 casos. Após ler este artigo, minha conclusão é que temos aqui uma doença nova, que está causando uma pandemia e que na pele pode ser uma grande simuladora de várias doenças dermatológicas!
Abaixo as manifestações encontradas neste estudo:
Erupção máculo-papular: foi a manifestação mais frequente encontrada em 47% dos pacientes, surgindo junto com os sintomas da COVID-19. Pode simular a pitiríase rósea, eritema multiforme e outras viroses. Nestes casos, se observam manchas e lesões pequenas elevadas avermelhadas e disseminadas. Pode também apresentar-se com manchas purpúricas, estando neste caso relacionada a quadros mais graves.
Erupção urticariforme: presente em 19% dos pacientes do estudo. Pode simular a urticária, formando manchas avermelhadas, elevadas e bastante pruriginosas. Geralmente, surge junto com os outros sintomas da COVID-19, mas pode precedê-los.
Pseudo-perniose: presente em 19% dos pacientes no estudo. Caracterizado por eritema, vesículas ou bolhas nas palmas e plantas, muito semelhante a uma doença chamada de perniose (que ocorre em regiões com baixas temperaturas). Surge tardiamente quando comparado aos outros sintomas e é um marcador de doença leve, estando presente com mais frequência em jovens.
Erupção vesicular: presente em 9% dos pacientes no estudo. Surgem vesículas disseminadas que podem simular a varicela. Seu surgimento foi precoce e associou-se à doença de gravidade intermediária.
Livedo ou necrose: presente em 6% dos casos. Surge junto com os outros sintomas, estando relacionada com quadros graves e é mais comum em pacientes com idade avançada.
Tem alguma pergunta sobre este assunto? Será um prazer lhe auxiliar!
📩 contato@gabrielahorn.com.br
Fonte: Galván Casas C et al.Br J Dermatol 2020 Apr 29.