Rejuvenescimento
O rejuvenescimento e a busca pela fonte da juventude têm fascinado a humanidade ao longo da história, e hoje, mais do que nunca, essa busca está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
É fato que todos nós vamos envelhecer, pois isso faz parte da natureza do nosso corpo. No entanto, existem formas de promover um envelhecimento mais saudável, com menos estigmas associados a esse processo.
Existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco, que é determinado pela nossa idade, e o extrínseco, que depende dos nossos hábitos de vida e pode ser acentuado por fatores como exposição solar, alimentação inadequada, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, entre outros.
Iniciar os cuidados com a pele desde cedo é de grande importância. Costumo dizer nas minhas consultas que o protetor solar é o melhor anti-idade que existe. Não adianta usar o melhor creme anti-idade à noite, se durante o dia não estiver utilizando protetor solar. Uma rotina de cuidados otimizada, que inclua um bom protetor solar, antioxidantes diurnos, um hidratante adequado à necessidade da sua pele e um ativo noturno, é o que considero ideal. E, nesse sentido, não existe uma "receita de bolo": o que é bom para a sua pele pode não ser o mais indicado para a pele da sua amiga. Somente após a avaliação do tipo de pele é que podemos determinar quais as necessidades específicas e prescrever uma rotina de cuidados personalizada.
Além disso, existem procedimentos minimamente invasivos que podem auxiliar no rejuvenescimento e na prevenção do envelhecimento.
Tratamentos que buscam estimular a produção de colágeno têm ganhado grande destaque. Procedimentos como a aplicação de Ultraformer III, lasers e bioestimuladores injetáveis trabalham — cada um à sua maneira — estimulando a produção de colágeno na pele. O resultado desses tratamentos depende do novo colágeno produzido, e é como se pudéssemos dar alguns passos para trás no processo de envelhecimento, através de uma verdadeira "poupança de colágeno".
Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico continua desempenhando um papel importante. No processo de envelhecimento, ocorre a queda facial, a perda de volume em determinadas áreas e a reabsorção óssea em pontos específicos da face. O preenchimento é a melhor forma de solucionar essas questões. Quando bem indicado e aplicado, os resultados são bonitos e naturais.
A área de rejuvenescimento está em constante evolução, com o surgimento de novos procedimentos a todo momento. Dentre os mais recentes e promissores, destaco a aplicação de Profhilo, PDRN e Exossomas.
O Profhilo é um tratamento dermatológico injetável à base de ácido hialurônico, que estimula a produção de colágeno e elastina, promovendo rejuvenescimento e hidratação profunda. Ele melhora a elasticidade, firmeza e textura da pele, combatendo a flacidez e suavizando linhas finas. Os resultados são naturais, rápidos e duradouros, com efeitos visíveis em 1 a 2 semanas. É um procedimento minimamente invasivo e sem tempo de recuperação.
O PDRN tem sido o queridinho das coreanas, sendo o procedimento mais realizado por lá. Chegou ao Brasil em 2023 e tem se mostrado uma excelente opção para melhorar a hidratação da pele, tratar rugas finas, manchas e cicatrizes. Esse procedimento atua de forma regenerativa, promovendo uma ação direta no núcleo das células. Saiba mais sobre o PDRN.
Os Exossomas são a grande promessa do momento, com seu mecanismo de ação também baseado na terapia regenerativa. Já temos alguns produtos disponíveis no Brasil, que podem ser utilizados em tratamentos de rejuvenescimento facial e também para tratamentos capilares.